sexta-feira, 15 de maio de 2015

Tamanho Único entrevista: Cleciane Doncatto Simsen

Entrevista e fotos: Miriam Cardoso de Souza



Iniciamos hoje uma nova coluna em nosso blog. Periodicamente teremos entrevistas com mulheres empreendedoras de sucesso e líderes de nossa região. Nessa semana conversa conosco CLECIANE DONCATTO SIMSEN, Diretora Executiva da Área da Saúde e Educação, no Hospital Virvi Ramos.


Tamanho Único e CLECIANE DONCATTO SIMSEN

FORMAÇÃO: Graduada em Enfermagem pela UCS-Universidade de Caxias do Sul, pós-graduada em Serviços de Saúde na UFRGS-Universidade do Federal do Rio Grade do Sul, com Especialização na Fundação UNAERPE – Universidade de Ribeirão Preto e na Fundação Cabral. Troféu Empreendedorismo Feminino em 2012 pela Microempa. Diretora Executiva da Área da Saúde e Educação no Hospital Virvi Ramos. Trinta anos de amor dedicação à instituição. Casada com Márcio de Ávila Ferreira há 10 anos, com quem tem a filha Vitória Doncatto Ferreira, de 08 anos.

Iniciou a sua carreira como acadêmica em Enfermagem no Hospital Nossa Senhora de Fátima, hoje Virvi Ramos, formou-se com 20 anos de idade. Foi enfermeira coordenadora da UTI pediátrica. Uma das fundadoras da ENFETC - (Enfermagem Técnica). Foi professora substituta no curso de enfermagem na UCS em 1998, após a conclusão do mestrado tornou-se professora titular no curso. Estruturou o curso de enfermagem na Faculdade Fátima com a primeira turma em 2004. Iniciou na administração do hospital em 2003. Sua inspiração para fazer a faculdade de enfermagem surgiu quando cuidava de sua mãe que era doente, pegou gosto pelo cuidado das pessoas enfermas. Já em relação  ao início da carreira de gestora surgiu quando fundou a ENFETC.





TU- Como concilias família e sucesso?

Procuro fazer o melhor para a família, não abro mão do almoço em família diariamente, bem como acompanhá-la nos finais de semana. Montei uma estrutura que facilita os cuidados domésticos em casa e conto com a colaboração de auxiliares, a quem sou grata. Pois o trabalho como gestora exige muito na administração do hospital. Fica-se a disposição da entidade por 24 horas, e hoje conto com uma equipe com autonomia.



TU- Quais os recursos tecnológicos existentes que facilitam teu trabalho?

Sem sombra de dúvidas a internet e a ultra net facilita a vida dos gestores, porém  esse recurso dificulta o olho-no-olho  com os funcionários .

TU- Cite algumas características de uma grande gestora.

Flexibilidade, paciência, pro-atividade , comprometimento e resiliência.

TU- O que tu consideras imprescindível para o sucesso de um negócio?

Foco, planejamento, visão estratégica e trabalhar em equipe.

TU- Se não fosse gestora o que seria?

Seria gestora, pois gosto do que faço e tenho espírito de liderança.

TU- Cleciane por Cleciane.

Uma pessoa do bem, flexível com coração de manteiga e inquieta com as coisas do mundo.



TU- Tamanho Único por Cleciane.

Somos seres únicos e excepcionais, com todas as qualidades e defeitos de um humano, somos singulares, não há exemplares nem precedentes, mas, inseridos neste universo, necessitamos  compartilhar, dividir, socializar. Temos desejos e dúvidas, conflitos e interesses, amamos e odiamos, somos  amigos  e inimigos,  temos  paixão e compaixão, somos movidos por comportamento  e sentimentos, mas, essencialmente, somos humanos e queremos trocar, dar e receber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário