sábado, 4 de abril de 2015

Joia de Páscoa

                                                                              Texto: Isabel Fahrion

    

Ganhar um ovo de Páscoa que é uma joia. Quem não amaria?
Nesta Páscoa a loja de departamentos londrina Harrods criou vitrines e jogos interativos homenageando as criações históricas da maison. Uma mostra dentro da loja conta a história da joalheria e o grande destaque é o ovo Floração de Maçã, que está sendo exibido pela primeira vez fora de um museu.



Entre os os jogos interativos, o que eu adoraria participar é uma caça aos ovos onde o prêmio é nada mais nada menos que um pingente criado especialmente pela Fabergé. 
Um luxo! 


Vamos dar uma volta pelo tempo e ver como tudo começou...
Em 1885 o Czar Alexandre III presentou sua esposa com um ovo de Páscoa que era uma verdadeira joia. Peter Carl Fabergé, ourives russo de origem franco-dinamarquesa, deu a idéia ao Czar de reavivar a tradição de presentear ovos na Páscoa.
Mas em vez de ovos comuns, ele queria criar um ovo que seria uma joia contendo outra joia em seu interior. Durante um ano Fabergé trabalhou em segredo, criando o primeiro ovo que se transformaria em um marco na história da joalheria. O czar, ao receber a joia, se deslumbrou com tamanha perfeição. Durante mais de trinta anos a maison Fabergé criou de um a dois ovos por ano para a família imperial da Russia. Foram 56 ovos criados e produzidos pela Maison Fabergé.


Os ovos criados pela maison eram únicos. Continham pequenos e delicados mecanismos que mostravam o segredo do seu interior. Alguns celebravam acontecimentos da família imperial; outros homenageavam eventos notáveis do Estado Russo. A cada ano a Maison se superava na criação dos ovos, que rapidamente se transformaram em objetos de desejo por toda a corte.



Atualmente o valor aproximado de cada ovo Fabergé é de dez milhões de dólares. Na Russia existem dois museus onde eles podem ser admirados. No Palácio do Arsenal do Kremlin e no museu privado do bilionário russo Viktor Vekselberg. 
 A mostra “Fabergé Easter at Harrods” estará em cartaz até dia 21 deste mês, e, para quem estiver em Londres, é um programa com certeza imperdível!
 Um beijo e uma feliz Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário