quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Escreva tua história em 2015!

Texto: Tati Rocha Netto 

Nessa semana recebi uma mensagem por Whats, dessas prontinhas, que falava sobre a possibilidade de 2014 ter sido um livro. Acredito que este tipo de mensagem chegue a nós por algum motivo, pois algumas fazem muito sentido. Este era o caso. Se você não recebeu e quer conferir, aqui está ele:




Então... depois de recebê-la, reli meu livro de 2014 e confesso que gostei muito! Ele superou minhas expectativas em tudo. Como isto aconteceu? Vou contar pra vocês o que fiz lá em janeiro de 2014 (e repetirei no janeiro próximo). Pense neste momento que o ano de 2015 se apresenta no formato de um livro branco e a primeira página contém as famosas metas de Ano Novo. Elas devem ser escritas de forma muito precisa. Minha dica para isto é a metodologia SMART (esperto, em Inglês). É simples:

S – (specific, em Inglês) Específico - Seja bastante específico em sua meta ou desejo. Evite desejos vagos como "pretendo ler mais". Ao invés disso, pense em quantidades: "quero ler doze livros". Quanto mais precisa sua meta numérica, mais fácil será atingi-la.

M - Mensurar  - É fundamental monitorar sua meta periodicamente. Mês a mês, semanalmente ou diariamente, você escolhe. Se seu desejo for emagrecer, por exemplo, faça um paralelo com seu peso anterior e o atual. Guarde os indicadores de sua meta e tenha foco, pois mesmo as metas mais ousas podem ser atingidas com disciplina.

A – Atingível – Costumamos escutar que devemos jogar nossos desejos e metas lá em cima, com grande ousadia. Até podemos fazer isto, mas temos realmente a estrutura para persegui-los? Quando não conseguimos alcançá-los, podemos ficar frustrados e assim desacreditaremos em nosso próprio potencial. Por isso, o ideal é mesclar uma pitada de ousadia com pé no chão, para que nossos desejos e metas sejam factíveis.

R - Relevante - Ela tem que ter importância no seu plano de vida. Tem que fazer sentido.

T – Tempo – Este é fundamental. A especifidade de nossas metas também envolve o período em que pretendemos alcançá-las. Mas não é preciso sermos inflexíveis. Quando necessário, buscaremos alternativas e alteraremos prazos, contanto que nos mantenhamos focados.

Simples, prático e fácil, né? Então pegue seu livro em branco, coloque suas metas na primeira página e use a metodologia SMART. Escreva a nova página da sua vida! A escrita é sua e intransferível. As 365 páginas adiante serão escritas por você. Haverá novamente aquelas que desejaremos arrancar depois, bem como aquelas que gostaríamos que se repetissem, aquelas que compartilharemos com muitas pessoas e aquelas que serão apenas nossas. Serão 365 dias em que o lápis e o papel estarão ao nosso dispor para novas histórias. Te desejo um 2015 vibrante e repleto de emoções! Que ele seja intenso e te faça feliz! Agora pode escolher uma fitinha, fazer três pedidos e acreditar. Use a matriz SMART e chegue ao dezembro de 2015 com seus desejos e metas realizados!

Te desejo um 2015 vibrante e com emoções. Que ele seja intenso e que te faça feliz!

Créditos: Tati Rocha Netto


4 comentários:

  1. Maravilha Tati ! Precisamos de metas em tudo que fazemos, e porque não na realização de um sonho ? Meu livro de 2015 será arrasador. Um beijo e feliz 2015 pra você e toda a suafsmília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ao nosso livro, escrito desde hoje e por mais 364 dias/páginas. Que tenhamos muitas histórias para serem contadas ao final deste também. Beijão e obrigada pela leitura!

      Excluir
  2. Que ótimo ter gostado de nosso post Selma e um excelente 2015 para todas nós! ;)

    ResponderExcluir
  3. Belíssima metáfora Tate... sou iniciante nessa área de escrever e estou gostando muito... venho 'escrevendo' meu livro desde que nasci, mas a poucos anos tive consciência disso. Vamos lá, iniciar mais um capítulo: 2015.
    rs.. bjoos

    ResponderExcluir