terça-feira, 25 de novembro de 2014

A fotografia divulgando o autismo

Texto: Miriam Cardoso de Souza

A fotografia é a comunicação através de imagens e de suma importância para a coletividade, mostra a história de cada um de nós. Ela faz parte do nosso dia a dia, todos querem fotografar seus momentos felizes junto às suas famílias, a seus amigos, mostrar a sua rotina minuto a minuto nas redes sociais. E, por falar em redes sociais, hoje quero falar da importância do trabalho que está sendo desenvolvido com fotografia pelo meu amigo virtual  @pablobypablo – Pablo Menezes de Souza,  na rede social Instagram, onde o conheci.
Pablo tem um filho autista, o Bruninho, com quatro anos de idade. Muitos já sabem que o autismo é um transtorno de desenvolvimento, que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida, e compromete as habilidades de comunicação e interação social. Pablo percebeu que seu filho gostava de andar no balanço no condomínio onde mora. Através disso, imaginou mostrar outros ambientes para seu filho e mandou fazer um balanço. Nos finais de semana, Pablo o leva a lugares diferentes, junto à natureza, como cachoeiras e matas, sempre registrando esses momentos com o celular.




Os registros foram postados na sua rede social, onde Pablo divulga o autismo. O assunto despertou interesse no jornal Zero Hora, que fez uma entrevista publicada no dia 11 de novembro. E posteriormente gravou entrevista para o programa da Rede Globo, o Fantástico,  que foi ao ar no último dia 23.
A fotografia foi a arte eleita por Pablo para divulgar o autismo.



Imagens: Pablo Menezes de Souza

2 comentários: