terça-feira, 18 de agosto de 2015

Você imprime as suas fotografias?

                                                                                                                           Texto e fotos por Miriam C de Souza


Dezenove de agosto, Dia Internacional da Fotografia.


Você imprime as suas fotografias?
Costumo dizer que Fotografia é a arte mais popular nos dias de hoje. Todos registram seus momentos, suas viagens com celulares, tabletes, máquinas compactas e profissionais.
A tecnologia digital tem modificado  os paradigmas que norteiam o mundo fotográfico. Os equipamentos são oferecidos a preços cada vez menores, possibilitando a todos o acesso à arte fotográfica. Ela faz com que as pessoas se lembrem  de seu passado. É a memória que vincula o passado ao presente.


                                     



Você está imprimindo (digital) ou revelando (filme) as suas fotografias??? Já se deu conta de que de um momento para outro pode perder as suas imagens, as suas memórias fotográficas, quando as armazena somente nos laptops, cds, pendrives e hds externos ? O mercado fotográfico tem várias opções de suportes para impressão; como, por exemplo, papel fotográfico, canvas, metacrilato, vidro e outros, com custo acessível para todos os bolsos. Nada substitui a alegria de tocar uma fotografia impressa, de manusear um álbum de fotografias, sem falar que esse último é superelegante.
Certa vez, ouvi de uma pessoa que ela perdeu tudo em um incêndio: “O que mais sinto falta são as fotografias que foram queimadas, perdi todas as lembranças da nossa família”.



Fica a dica: não deixe as suas fotografias somente armazenadas na internet, pendrives e hds; escolha uma série e imprima. Faça um Backup de suas fotos.  Se você não quiser perder as suas fotos de viagem, faça o backup durante o passeio, mesmo em tabletes ou notebooks, pois infortúnios podem acontecer: como perda do cartão de memórias, por meio de vírus, furtos (tomara que nada aconteça). Mas, como diz o ditado popular, “o  seguro morreu de velho”.  Outra dica: nunca deixe todas as fotos em um único cartão de memória, utilize no mínimo dois; se perder um, terá o outro como garantia (nos demais arquivos). 
Como última dica sobre impressão de fotografia, que tal imprimir as suas imagens de viagens, passeios e outras, fazer a decoração de sua casa, consultório e escritório? Dê o seu toque pessoal utilizando imagens suas ou adquiridas em banco de imagens. Faça como eu, meu escritório é decorado com fotografias que fiz, cada uma conta uma história.



Espero que tenham gostado das dicas, e passem a imprimir as fotografias dos seus  acervos  pessoais.











Nenhum comentário:

Postar um comentário