sexta-feira, 27 de novembro de 2015

SER, simplesmente

 Texto:Amélia Dolores Berti

Parece tarefa fácil ser simplesmente por inteiro o que se é, mas só com o passar dos anos vamos percebendo quem somos, o que realmente queremos, do que realmente gostamos, o que temos que é fachada, papel ou ficção. Armazenamos conteúdos de toda a ordem, vivemos emoções intensas, aprendemos sobre o mundo e sobre as coisas, porem o saber sobre nós mesmos é obscuro. Parece que temos, bem na interioridade, uma "black box" com segredos a 7 chaves difíceis de serem decifrados e que vão se revelando ora a conta gotas e ora como um vulcão. Então partes de nós inundam nossa consciência deixando-nos alegres, satisfeitos ou chateados e, por vezes sem, saber como lidar.
Aliado à isso, para não sofrer, usamos mecanismos de defesas, na maioria inconscientes, que dificultam a percepção clara de nós mesmos, mentimos para justificar erros, projetando defeitos ou desejos reprimidos, racionalizamos atitudes com justificativas falsas para que possamos manter o amor de quem amamos ou de quem tem significado para nossas nossas vidas.
A coragem de ser, porém é ativada quando vivemos num ambiente de aceitação daquilo que somos independente das nossas falhas. Se não tivemos isto na infância a tarefa na adultez fica mais difícil mas sempre é possivel.
Buscar uma congruência entre o pensar, sentir e agir é o primeiro passo. Esta é a formula para conquistar a saúde psíquica que se resume em autenticidade, não necessariamente sempre verbalizada, mas cognitivamente percebida e criteriosamente expressa, isto é, em momentos oportunos.
O cuidado para manter a assertividade também é uma garantia de sucesso nesta busca porque aprimora as relações interpessoais.
A garantia de crescimento nestes termos é também defendida por Carl Rogers quando fala na Tendência Atualizante que jorra do âmago do ser para transformar a potência em ato sempre que as condições favorecem. E tal como uma sementinha que quando jogada em terra fértil brota , a abertura à experiência interior abre o ser para a expressão de sua originalidade e de sua essência. A facilitação para que isto ocorra é pensar-se como pessoa capaz deste enfrentamento com a crença e desejo contínuo de aprimoramento. Existirão momentos difíceis, mas o mundo nos mostra diariamente, com exemplos admiráveis o quanto somos capazes de superação

Nenhum comentário:

Postar um comentário