terça-feira, 28 de julho de 2015

Ginecologia no Egito Antigo

                                                                                  Texto: Sandra Granetto


A civilização do Antigo Egito estendeu-se por um longo período de quase três milénios, constituindo um dos exemplos mais interessantes das chamadas culturas pré-tecnológicas arcaicas. A principal fonte de informação acerca da atividade médica chegou através dos rolos de papiros. Existem 14 rolos de papiros médicos, em diferentes estados de conservação, a maior parte correspondendo ao Império Médio (2050-1800 anos AC), mas contendo referências ao Império Antigo (2700-2185 anos AC).
A farmacologia do antigo Egito constituía uma grande parte da medicina da época, como se pode ver pelo chamado papiro farmacológico de Ebres. Com uma grande auréola mística, cada receita envolvia uma complexa preparação de medicamentos, em que os compostos provinham do reino mineral, vegetal, animal ou de substancias provindas de combinações das três origens. Encontram-se, nesse papiro, diversos remédios contra o cancro, as doenças de pele, as perturbações ginecológicas e até, mesmo, para tratamento das sequelas do abortamento. A Deusa Hator, era a deusa da maternidade e da fecundidade, protetora das mulheres.

Os médicos do antigo Egito eram famosos pelos conhecimentos em ginecologia.
Papiros médicos mostraram que as jovens esposas letradas, poderiam consultar estes papiros e cuidar de diversas doenças que viessem acometer a sua família. Grande parte dos textos tratava-se das doenças especificas do sexo feminino. Estes papiros descreviam diagnostico baseado na sintomatologia e orientavam os tratamentos adequados. Os médicos egípcios distinguiam as infecções uterinas, vulvares ou vaginais e foram capazes de diagnosticar o câncer do útero, descrevendo-o como “uma doença que devorava os tecidos“.
A fertilidade era importante para as mulheres. Os filhos eram vitais para contribuição ao trabalho e para a continuidade da família.
Alguns textos apresentam receitas para problemas de reprodução, prognósticos de nascimento. Contracepção e aborto. Numerosas pequenas figuras de pedra, representando mulheres com órgãos genitais exagerados, foram encontradas e, talvez pudessem ter sido oferecidas pelas mulheres que buscavam a própria fertilidade, como oferenda aos deuses.
O papiro que reconhece como eram atendidos os partos e o Papiro de Ebers (1500 A.C.) por ele sabemos que os partos eram domiciliares. A parturiente se adaptava na posição mais fisiológica para parir, de cócoras ou de joelhos sobre uma “cadeira de parto”, feita de ladrilhos e tijolos com um buraco central utilizado também como banheiro. Foram encontradas varias delas nas escavações egípcias.


As mulheres eram enfaixadas para assim aumentar a pressão abdominal e ajudar na expulsão do feto. Era frequente  utilizar supositórios vaginais  para lubrificar  o canal de parto. O médico especialista em obstetrícia se chamava “sunu”.
Mesmo que a grande maioria dos partos fosse domiciliar, existiam as maternidades publicas, onde davam a luz em bancos especiais. Quando aconteciam roturas, eram suturadas. Não tinham anestesia como conhecemos atualmente, usavam creme de pó de açafrão, fumaça de terebintina e pó de mármore dissolvido em vinagre.
Depois do parto, o cordão umbilical era cortado com uma faca especial e a placenta era guardada para ser utilizada como tratamento. E em algumas ocasiões era mumificada junto com o cordão umbilical como parte do enxoval funerário, era enterrado na porta da casa ou era arremessado ao Rio Nilo para assegurar a sobrevivência do recém-nascido.
Depois de parir as mulheres se retiravam durante duas semanas em uma tenda de purificação, pois se consideravam impuras por terem estado em contato com sangue.
A amamentação se prolongava até os três anos. O leite materno era utilizado como “água de proteção” e se utilizava para curar resfriados, cólicas, queimaduras, infecções oculares e para aumentar a potencia sexual.
O primeiro texto médico sobre métodos anticonceptivos se encontra no papiro de , onde se encontram conselhos e prescrições de emprego de esterco de crocodilo misturado com pasta de carbonato de sódio.
Relatos de contraceptivos intra vaginais com ingredientes como resina de acácia ,mel e leite azedo, seriam os espermaticidas. Entre os métodos para diagnosticar a gravidez, estava a quantidade de vezes que a mulher vomitava quando era colocada sobre uma mistura de cerveja com odores fortes .


Os antigos egípcios tinham grande conhecimento em medicina, e possuíam avanços tecnológicos na área de ginecologia e obstetrícia.

Um comentário:

  1. Mi vida es hermosa gracias a ti, Mein Helfer. Señor Jesús en mi vida como una luz de vela en la oscuridad. Me mostraste el significado de la fe con tus palabras. Sé que incluso cuando lloré todo el día pensando en cómo recuperarme, no estabas durmiendo, me querías mucho. Me puse en contacto con el centro de hierbas Dr. Itua, que vivía en África occidental. Un amigo mío aquí en Hamburgo es también de África. Ella me habló de las hierbas africanas, pero yo estaba nerviosa. Tengo mucho miedo cuando se trata de África porque escuché muchas cosas terribles sobre ellos debido a mi cristianismo. Dios para la dirección, dé un paso audaz y póngase en contacto con él en el correo electrónico y luego vaya a WhatsApp. Me preguntó si puedo ir para el tratamiento o quiero una entrega. Le dije que quería saberlo. Compro el boleto. 2 maneras de llegar a África Para conocer al Dr. Itua, fui allí y me quedé sin palabras de las personas que vi allí. Patentes, personas enfermas. Itua es un dios enviado al mundo, le dije a mi pastor sobre lo que estoy haciendo, el pastor Bill Scheer. Tenemos una verdadera batalla bellamente con Espíritu y carne. Adoración esa misma noche. Él oró por mí y me pidió que dirigiera. Pasé 2 semanas y 2 días en África en el Dr. Itua Herbal Home. Después del tratamiento, me pidió que me reuniera con su enfermera para la prueba de VIH cuando lo hice. Fue negativo, le pedí a mi amigo que me llevara a otro hospital cercano cuando llegué, fue negativo. Estaba demasiado blanco con el resultado, pero feliz dentro de mí. Fuimos con el Dr. Itua, le agradezco, pero le explico que no tengo lo suficiente como para mostrarle mi agradecimiento, que él entiende mi situación, pero le prometo que testificará sobre su buen trabajo. Gracias a Dios por mi querida amiga, Emma, ​​sé que podría estar leyendo esto ahora, quiero agradecerte. Y muchas gracias al Dr. Itua Herbal Center. Me dio su calendario que puse en mi pared en mi casa. El Dr. Itua también puede curar las siguientes enfermedades ... Cáncer, VIH, Herpes, Hepatitis B, Hígado inflamatorio, Diabetis, Cáncer de vejiga, Cáncer colorrectal, VPH, Cáncer de mama, Cáncer de riñón, Leucemia, Lun, Fribroid, Infertilidad, Enfermedad de Parkinson , Enfermedad inflamatoria intestinal, fibromialgia, recuperar su ex. Puede contactarlo por correo electrónico o por whatsapp, @ .. drituaherbalcenter@gmail.com, número de teléfono .. + 2348149277967 .. Es un buen médico, hable con él con amabilidad. Estoy seguro de que él también te escuchará.

    ResponderExcluir