quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ciúmes pra que?

Texto: Tatiana Rocha Netto


O ciúme sempre foi tema de grandes histórias narradas no cinema, teatro, telenovelas, livros... e principalmente da vida real. O que é esse sentimento que nos invade? Por vezes dizemos não senti-lo, mas, em determinado momento, por pequenas ou grandes causas, lá está o botão vermelho do ciúme acionado em nós. 


O que, de fato, é o ciúme? Segundo o psicólogo israelense Ayala Pines, o ciúmes é “um complexo de pensamentos, sentimentos e ações que se seguem à ameaça à existência de um relacionamento ou de sua qualidade, que são gerados pela percepção de uma atração real ou potencial entre um parceiro e um (talvez imaginário) rival."

Como quase tudo na vida, o ciúme possui dois lados. Um deles mostra o apreço, cuida, valoriza quem está ao seu lado e é muito saudável. O outro lado quer manter alguém sob controle, distorce pensamentos, desencadeia muitos transtornos emocionais e causa prejuízo ao relacionamento. Em alguns casos, este tipo de ciúme deve ser tratado por profissionais qualificados, pois coloca os envolvidos em condições de sofrimento.

Essa condição de ciúmes geralmente inicia na fase do apaixonamento do casal, em que um coloca limites por vezes considerados absurdos pelo outro, mas o outro acaba relevando, pois o afeto daquele momento é maior. Ex: controlar o tipo de roupa que o outro usa ou não aceitar as pessoas de seu círculo de amizades por motivos banais.
Esses pequenos sinais já demonstram que um indvíduo pode estar desenvolvendo seu ciúme de forma negativa. Um diálogo franco e aberto torna-se então necessário, para que os sentimentos de ambos sejam expostos. A comunicação clara entre o casal fará com que o ciúme seja mantido sob um teto aceitável na relação. O equilíbrio é um componente muito importante na relação amorosa.
Ao falarmos em ciúmes temos que voltar nosso pensamento para autoestima e também para nossa segurança e nos questionarmos como estamos nesses aspectos. Você já analisou sua relação e o quanto existe de ciúme entre os dois? Já conversou sobre isso com seu parceiro? 
Uma pontinha de ciúmes pode fazer bem ao relacionamento, mas lembre-se sempre de dialogar quando notar algum desequilíbrio.
“O ciúme é muitas vezes uma inquieta necessidade de tirania aplicada às coisas do amor.” Marcel Proust

Um comentário: