quarta-feira, 1 de julho de 2015

Conecte-se

                                                                             Texto: Sandra Granetto de Lima


Conexão é presença,é estar presente no corpo. Conexão com o corpo, com o ambiente  e com o outro. Como fazer para que o corpo físico receba as energias da natureza? Através dos nossos 5 sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.

Com a visão, temos a oportunidade de observar a tênue mudança da claridade  no decorrer do dia , desde o amanhecer, ate o anoitecer. Contemplar obras de arte. Observar as cores da natureza,das flores e dos animais. A emoção encontra-se com o que estamos vendo.






Através do paladar, sentimos os diferentes sabores: amargo, doce, azedo, salgado e a mistura de todos ao mesmo tempo. Comer devagar , saboreando os alimentos e  testando culinárias diferentes ,é uma forma de aguçar o paladar.



Ouvir é diferente de escutar. Ouvir   é prestar atenção nos sons e decifrar o que eles traduzem. Ouvir o outro com calma, olhando nos olhos seria como uma conversa entre duas almas. Prestar atenção nos sons da natureza;  ouvir o cantar dos pássaros,o sibilar  do vento, o barulho da chuva.



Ah os odores. O perfume de uma pessoa querida, o cheiro do café recém passado. O perfume das   árvores e das flores .Podemos fazer uma viagem através da  memória olfativa.



O tato faz com que possamos sentir as diferentes texturas das coisas, dos tecidos, da pele que pode estar lisa e sedosa, ou áspera O tato não esta só nos dedos e nas mãos, mas em todo o corpo que tem receptores  de pressão e temperatura.

E o sexto sentido, que  é a percepção, a interiorização dos sentimentos, sensações que o corpo emite a cada momento. Preste atenção em você, pois o corpo fala . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário