quarta-feira, 18 de março de 2015

Foto turismo e sua importância II

Texto e fotos: Miriam Cardoso de Souza

No mês de janeiro, escrevi sobre a minha impressão de Cabo Polonio, no Uruguai, e sobre a importância do foto turismo. Relembrando: O que é foto turismo?  É a fotografia direcionada à turistas: aquela que nos faz querer conhecer outros locais, com paisagens diferentes daquelas que estamos habituados. 

O apelo visual das fotografias que nos são mostradas na internet, nas agências de turismo, faz com que iniciemos a viagem no nosso subconsciente, antes mesmo de chegar ao destino. Foi o meu caso.

Sempre sonhei em conhecer a fantástica Casa Pueblo de Carlos Paéz Villaró em Punta Ballenas, no Uruguai. Pesquisei na internet sobre o local e o artista, cujo museu e hotel recebem o seu nome. Atraída por belas imagens e informações do artista, lá fui eu.

Localizada a aproximadamente 16 km de Punta del Este, seu acesso se faz pela Rodovia Inter Balneária, com placas indicando o local. Além de ser muito fácil e da estrada ser muito bem conservada, o caminho é divino. Podendo avistar-se em determinados pontos a Playa Mansa e Punta del Este, lugares incríveis.



A Casa Pueblo foi arquitetada e construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró. Com um estilo que lembra ao das casas da costa de Santorini na Grécia, a construção  remete ao também artista Gaudí. A casa atualmente é uma cidadela-escultura encravada nas rochas, feita à mão, e que serviu de inspiração para canção de Vinícius de Moraes: A Casa; ele mudava apenas o final da letra: "Era uma casa de pororó. Era uma casa de pai Vilaró"; E que inclui um museu, uma galeria de arte;  e, mais recentemente, o Hotel Casa Pueblo. A visita ao museu e à galeria custaram 150 pesos uruguaios, aproximadamente R$ 15,00 (quinze reais) em janeiro, quando lá estive.



 Já na entrada da Casa e Hotel observei uma linda placa; creio ser de azulejos, indicando o local a ser visitado. Ao percorrer os corredores, somos surpreendidos por belas pinturas e esculturas contemporâneas do famoso artista uruguaio. Fiquei encantada com o que vi.

                                      
À medida que percorria os corredores brancos com pinturas em azul e obras contemporâneas espalhadas pelo seu interior, meu encantamento e admiração pelo trabalho do artista uruguaio aumentaram. Pensei comigo: “Feliz das pessoas que conviveram com ele”. Viilaró recebeu reconhecimento internacional por meio de várias premiações. E um de seus principais murais, "Raíces de la Paz" (Raízes da Paz), considerada a maior pintura subterrânea do mundo, encontra-se na sede da Organização dos Estados Americanos em Washington. Entre as suas obras, estão grandes pinturas, encontradas em hospitais, no Chile e Argentina, assim como nos aeroportos do Panamá e Haiti.

               

Não presenciei o por do sol na Casa Pueblo, pois minha visita ao local foi pela manhã, mas soube por terceiros que é indescritível a beleza, pois são recitados poemas de Villaró que saem das caixinhas de som enquanto o sol se põe.

Espero que gostem dos registros que lá fiz!

Neste link veja mais imagens do local.

3 comentários:

  1. Miriam Cardoso de Souza18 de março de 2015 às 08:57

    Obrigada Raquel, local que super recomendo.Abraço

    ResponderExcluir
  2. Ótima dica Miriam, já presenciei. O sól, a música, o poema as telas, os quadros, um espetáculo para relembrar e um gosto de querer mais. Fui duas vezes, mas pretendo voltar. Comprei um quadro da filha dele Ago Paez Villaró pintado a óleo que de uma forma estilosa retrata o local, lindo!!!!!

    ResponderExcluir