segunda-feira, 8 de junho de 2015

Para sair bem no retrato



             
Texto e fotos: Miriam Cardoso

Olá, pessoal! Hoje falaremos sobre retratos ou portraits (do francês); chique, não? Brincadeirinha. Pois bem, vamos às dicas para sair bem na fotografia.
               
Conhecido como o “Mestre da Luz”, Rembrandt Van Rijn foi um dos maiores pintores da era Barroca. Naquela época, havia uma obsessão dos artistas pelo domínio da luz. Entretanto, com a exploração dramática dos contrastes entre luz e sombra, eles faziam com que a iluminação não aparecesse de um jeito natural mas, sim, de maneira que guiasse o olhar do observador para o caminho da importância da história.
Em seus retratos, Rembrandt utilizava basicamente um esquema de iluminação que era unilateral, valorizando as expressões faciais dos personagens e aumentando a dramaticidade da cena pintada. Aproveite a dica do mestre e faça seus retratos com a luz natural que entra pela janela. Essa é a minha dica preferida e infalível.
Vai fotografar uma pessoa? Enquadre-a na vertical (vire a máquina, tablet ou celular). Para duas ou mais pessoas, enquadre na horizontal, a estética de suas fotografias irá seduzir o espectador. 


Observe sempre o fundo, o segundo plano, ao fotografar pessoas, para evitar que ele distraia, ou chame mais atenção do que a pessoa a ser fotografada.
                  
Vai fotografar bebês? Abaixe-se, deite-se ou sente-se no chão, para ficar na altura deles; as fotografias serão mais criativas. Lembre-se de que você estará contando uma historia ao fotografá-los.
                        
Não faça retratos com a pessoa olhando diretamente para a câmera, para evitar que a fotografia fique parecida com a da foto de carteira de identidade, aquela que ninguém gosta.
                     
Evite fotografar as pessoas de baixo para cima, esse enquadramento engorda; já, de cima para baixo, emagrece.

Você já deve ter ouvido: “Onde coloco as minhas as minhas mãos”? Pode colocá-las no bolso, ou para trás do corpo, ou até mesmo apoiar-se em algo, para evitar parecer uma estátua. Isso a deixará bem à vontade.

Ambientes claros - Fotografar em ambientes escuros, muitas vezes é um problema. As fotos saem tremidas e desfocadas. Prefira cenários claros para fazer retratos. Fuja das fotografias granuladas.



A postura é importante e pode melhorar a aparência nas fotografias. Estar corretamente sentado ou de pé, dar-lhe-ão um ar mais saudável e atento;
Para finalizar, indico o vídeo do retratista brasileiro Marcio Scavone.




                  
Acredite, terá uma surpresa ao ver que os retratos ficaram melhores com pequenas dicas. Para quem está aprendendo, a dica é sempre uma: tentar. Faça tentativas sem medo de a imagem ficar feia, sem graça. E, se ficar, use o delete da sua câmera e recomece. Boa sorte.



2 comentários:

  1. Muito bom, parabéns Miriam... sempre dicas e textos excelentes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam Cardoso de Souza12 de junho de 2015 às 09:41

      Obrigada Raquel Piva.Abraço

      Excluir