Texto e fotos: Miriam Cardoso de Souza
O que é fototurismo? É a fotografia direcionada a turistas: aquela que nos faz querer conhecer outros locais com paisagens diferentes daquelas que estamos habituados. Se moramos na serra, queremos conhecer o mar; se moramos em centros urbanos, queremos conhecer cidades pequenas de hábitos simples.
O apelo visual das fotografias que nos são mostradas na internet, nas agências de turismo, faz com que iniciemos a viagem no
nosso subconsciente, antes mesmo de chegar ao destino. Foi o meu caso. Assim que vi fotografias da praia Cabo Polonio no Uruguai, uma hippie, fiquei curiosa. Por meio de algumas informações, fui conhecer o local; claro, atraída pelas belas paisagens naturais e também por ser frequentada por jovens mochileiros. O acesso ao povoado, que está localizado dentro do Parque Nacional do Cabo Polonio, só é possível através das dunas que o cercam, são aproximadamente seis km de dunas móveis. O trajeto tem duração 20 minutos e é realizado por caminhões 4x4, que partem do parque. O ticket custa 170 pesos uruguaios por pessoa, equivalente a R$ 21,00 (vinte e um reais), ida e volta.
A maioria dos mochileiros turistas levam sua alimentação e água, hostel é a hospedagem mais comum do local.
As paisagens são deslumbrantes: o mar, com água morna e cristalina, convida os turistas a banharem-se. As casas mais parecem pequenos ranchos iguais aos dos filmes de faroeste, que encantam a todos. Sem falar sobre o farol (de 1881), que completa o cenário de uma das praias preferidas pelos jovens uruguaios. Não poderia deixar de falar nos Lobos-marinhos que vivem no cabo. Ali está uma das maiores concentrações destes animais.
Outro fato despertou a minha curiosidade: ao chegar à praia, saindo das dunas, vi uma placa que dizia: “Permitido banhar-se- sem roupas”, imaginei na hora que era um local despido de preconceitos. E era. Ao continuar a minha caminhada fotográfica, encontrei jovens praticando topless com a maior naturalidade, sendo estas imagens capturadas somente pela retina e as demais, pelas lentes. Espero que gostem dos registros que lá fiz.
Minha próxima postagem será sobre a beleza da Casa Pueblo, em Punta Balennas, também no Uruguai.
Lindas fotos, excelente texto! Dá vontade de pegar a estrada e sair clicando!
ResponderExcluirQue maravilha de descrição Miriam e deu muita vontade de conhecer o local. Amei.Parabéns!!
ResponderExcluirCarol , Cabo Polonio é um local que vou voltar com certeza, super indico.
ResponderExcluirExcelente texto e fotos, já coloquei na lista dos locais para visitar e fotografar! Parabéns!
ResponderExcluirExcelente. Viajamos pelo mundo com as lentes e a sensibilidade da Miriam..
ResponderExcluirObrigado e parabéns!!!
Parabéns Miriam!
ResponderExcluirAlém de escrever muito bem com a luz, parece-me que com as palavras você utiliza o mesmo critério de composição. Apesar de não ter visitado Cabo Polônio me sinto um pouco mais íntimo e com vontade de conhecer.
Continue nos agraciando com sua belíssima arte. Abraços!
Saulo Rodrigues Bastos Velascos e Carlos Pontalti, ter vocês entre nossos leitores é uma satisfação. Abraço para os dois.
Excluir