quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Reposição Hormonal na Menopausa : prós e contras


Texto de Sandra Granetto


Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. Nesse espaço de tempo estão sendo encerrados os ciclos menstruais e ovulatórios. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar.
Esse tempo de transição que antecede a menopausa é chamado de climatério. Ele representa a passagem da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva. O organismo deixa de produzir, de forma lenta e gradativa, os hormônios estrogênio e progesterona.



Muitos podem ser os sintomas indesejáveis quando as mulheres entram na menopausa, nesta fase de transição, surgem as ondas de calor, alterações no humor, na pele e nos cabelos, redução da libido entre outras mudanças desconfortáveis que podem afetar a qualidade de vida da mulher.  



Manter uma alimentação balanceada, atividade física regular e hábitos saudáveis são aliados importantes que ajudam, e muito, a minimizar os sintomas desagradáveis desta fase.

Entretanto, algumas vezes as mudanças de hábitos nem sempre são suficientes. E, nestes casos, o tratamento à base de hormônios também pode ser necessário como forma de ajudar a mulher a enfrentar com mais saúde o período da menopausa, que deve ser encarado com naturalidade. Apesar da possibilidade de benefícios, esse tipo de tratamento ainda gera dúvidas.




A reposição oferece o benefício de reduzir os incômodos provocados pela diminuição hormonal e, ainda, de prevenir doenças, como a osteoporose (o estrógeno ajuda a fixar o cálcio nos ossos e, quando é reduzido devido à menopausa, as mulheres ficam mais sujeitas à osteoporose). 


A deficiência hormonal afeta o sistema cardiovascular porque o estrógeno atua na proteção do coração e no tecido gorduroso. Algumas mudanças no estilo de vida ajudam não apenas a controlar os sintomas da menopausa, como também a afastar os riscos cardiovasculares. Estão nesta lista: evitar o tabagismo e o abuso do álcool, aumentar o consumo de fibras e cálcio, evitar o sal em excesso e realizar atividades físicas.    



Para os casos em que a reposição hormonal seja necessária, a paciente pode fazer por meio de terapias naturais (extraídas de substâncias animais) ou sintéticas (produzidas em laboratórios, a partir de substâncias químicas que “imitam” os hormônios naturais).A administração do hormônio pode ser através de comprimidos, implantes  e gel.



Os casos em que a terapia hormonal não é indicada, são aqueles em quem a paciente sofra de um câncer de mama, quadro de trombose, doenças cardíacas prévias e doenças do fígado.  Por isso a análise individual é tão importante para esta avaliação.


A droga flibanserin (nome comercial Addyi), que tem o objetivo de tratar o transtorno de desejo sexual hipoativo em mulheres (TDSH) foi liberada para venda comercial nos EUA , este mês . O remédio é conhecido como "viagra feminino". Esta é a primeira pílula no mercado destinada a aumentar a libido da mulher. 



O medicamento é um agente não-hormonal, que atua nos neurotransmissores do cérebro para tratar a perda do interesse sexual, regulando por exemplo o humor. A pilula cor de rosa atua de forma a aumentar a liberação de dopamina, composto associado ao prazer e excitação, e reduzir a quantidade de serotonina, relacionada a diminuição do interesse  sexual.Mas a droga pode produzir efeitos colaterais importantes, como náuseas(9%), tonturas (11%),sonolência(10%), queda da pressão arterial e desmaios. O novo remédio pode ser útil para uma parcela das mulheres, mas com certeza não sera uma só pílula que vai  servir para melhorar o desejo de todas .A droga ainda não esta  em venda regular no Brasil.





terça-feira, 18 de agosto de 2015

Você imprime as suas fotografias?

                                                                                                                           Texto e fotos por Miriam C de Souza


Dezenove de agosto, Dia Internacional da Fotografia.


Você imprime as suas fotografias?
Costumo dizer que Fotografia é a arte mais popular nos dias de hoje. Todos registram seus momentos, suas viagens com celulares, tabletes, máquinas compactas e profissionais.
A tecnologia digital tem modificado  os paradigmas que norteiam o mundo fotográfico. Os equipamentos são oferecidos a preços cada vez menores, possibilitando a todos o acesso à arte fotográfica. Ela faz com que as pessoas se lembrem  de seu passado. É a memória que vincula o passado ao presente.


                                     



Você está imprimindo (digital) ou revelando (filme) as suas fotografias??? Já se deu conta de que de um momento para outro pode perder as suas imagens, as suas memórias fotográficas, quando as armazena somente nos laptops, cds, pendrives e hds externos ? O mercado fotográfico tem várias opções de suportes para impressão; como, por exemplo, papel fotográfico, canvas, metacrilato, vidro e outros, com custo acessível para todos os bolsos. Nada substitui a alegria de tocar uma fotografia impressa, de manusear um álbum de fotografias, sem falar que esse último é superelegante.
Certa vez, ouvi de uma pessoa que ela perdeu tudo em um incêndio: “O que mais sinto falta são as fotografias que foram queimadas, perdi todas as lembranças da nossa família”.



Fica a dica: não deixe as suas fotografias somente armazenadas na internet, pendrives e hds; escolha uma série e imprima. Faça um Backup de suas fotos.  Se você não quiser perder as suas fotos de viagem, faça o backup durante o passeio, mesmo em tabletes ou notebooks, pois infortúnios podem acontecer: como perda do cartão de memórias, por meio de vírus, furtos (tomara que nada aconteça). Mas, como diz o ditado popular, “o  seguro morreu de velho”.  Outra dica: nunca deixe todas as fotos em um único cartão de memória, utilize no mínimo dois; se perder um, terá o outro como garantia (nos demais arquivos). 
Como última dica sobre impressão de fotografia, que tal imprimir as suas imagens de viagens, passeios e outras, fazer a decoração de sua casa, consultório e escritório? Dê o seu toque pessoal utilizando imagens suas ou adquiridas em banco de imagens. Faça como eu, meu escritório é decorado com fotografias que fiz, cada uma conta uma história.



Espero que tenham gostado das dicas, e passem a imprimir as fotografias dos seus  acervos  pessoais.