Texto e imagens: Miriam Cardoso de Souza
Você escolheu com carinho o destino das suas férias, programou-se para esse momento especial. Lembre-se dos posts, publicados em janeiro e março no blog, com o título foto turismo I e II. Esqueceu? Passe lá e reveja. Na sua bagagem, está a máquina de fotografia que tudo vai registrar: desde belas paisagens, à cultura do local, seus retratos, a gastronomia, entre outros detalhes. Vou listar algumas dicas para você ter belas imagens para imprimir ou mostrar na internet para seus amigos.
1-Leia o manual: Tenha intimidade com o seu equipamento, seja uma máquina compacta, semiprofissional, ou profissional. Leia o manual com atenção, ele lhe dará dicas de uso específicas sobre o modelo de sua câmera e lhe ensinará o funcionamento das funções. Se tiver mais tempo disponível, faça um curso rápido de fotografia, vale o investimento.
2-Certifique-se de que sua máquina está com o cartão de memórias, e com a bateria carregada. Já vi muitas pessoas chorando por perder momentos incríveis por não ter mais carga na bateria. Lembre-se de que o momento é único e não volta a se repetir.
3-Cuide sempre do horizonte ao fotografar paisagens, observe a estética da fotografia que quer mostrar. Nada mais desagradável que ter um torcicolo, tentando ver o local com horizonte inclinado, geralmente ocorre com fotos do mar, ficando a impressão de que á água vai escorrer na tela. Brincadeirinha, mas fica a dica. Observe com atenção!
4-Sobre o enquadramento, evite tirar fotografias sempre na mesma posição, ou com o objeto principal centralizado. Ouse, varie na hora enquadrar, coloque um elemento a mais na sua composição; como, por exemplo, uma moldura natural, detalhes de arquitetura, e outros.
5- Use a resolução máxima da câmera: Se você tira fotos em um valor baixo de megapixels e pretende revelar num tamanho grande, ela sairá com uma qualidade ruim e poderá perceber os pixels. Se você tirar fotos numa qualidade alta, a chance disso ocorrer será bem menor.
6-Saiba aproveitar a luz natural dos locais, fotografando cedinho e no final do dia: hora da luz mágica. Suas fotografias terão um diferencial.
7- Escala - Ao fotografar monumentos e locais, onde queremos mostrar o tamanho ou obra, devemos acrescentar uma pessoa à cena, isso transmite a sensação de escala.
8-Fotografias noturnas - Você necessitará de um tripé (considere que será um peso a mais na sua bagagem), ou uma base de apoio improvisada para a câmera, especialmente para o registro de fotos noturnas. A chance de errar (ter fotos tremidas) será muito menor, e você poderá abusar da baixa velocidade. Fica a dica.
9- Faça um Backup de suas fotos. Se você não quiser perder as suas fotos de viagem, faça o backup durante o passeio, mesmo em tabletes ou notebooks, pois infortúnios podem acontecer, tais como perda do cartão de memórias, furto (tomara que nada aconteça). Mas, como diz o ditado popular: “ seguro morreu de velho”. Outra dica, nunca deixe todas as fotos em um único cartão de memória, utilize no mínimo dois; se perder um, terá o outro como garantia (dos demais arquivos).
10-Fotografia é exercício. Para tirar fotografias melhores, é fundamental treinar, ter paciência e usar sua imaginação. Use e abuse da criatividade.
Espero que tenham gostado das dicas. Meu próximo post será sobre portraits ou retratos. Aguardo vocês no meu espaço, no blog. Um beijo para quem é de beijo e abraço para quem é de abraço.